George-Pierre Seurat (Paris, 2 de dezembro de 1859 - Gravelines, 29 de março de 1891) foi um pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo.
Nascido em um meio burguês. Seu pai, um funcionário público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre, seria aluno de um discípulo de Jean-Auguste-Dominique Ingres e sofreria fortes influências de Rembrandt e de Francisco Goya, e de Puvis de Chavannes. Seus estudos seriam interrompidos por um ano por motivo de serviço militar na base de Brest - uma cidade do oeste francês - onde fez numerosos esboços de barcos, de praias e do mar.
De volta a Paris, em 1880, Seurat se torna Mestre, inspirado pela obra de Michel Eugène Chevreul: A lei do contraste simultâneo das cores(1839).
A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital.
Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando retângulos de ouro nas suas pinturas.
Fonte do texto e da primeira imagem: Wikipédia
Fonte das outras imagens:
isaacjackson.wordpress.com
http://www.thelocal.de/lifestyle/20100204-25035.html
http://drawn.ca/2007/11/08/george-seurat-the-drawings/
http://www.thelocal.de/lifestyle/20100204-25035.html
http://drawn.ca/2007/11/08/george-seurat-the-drawings/
2 comentários:
Belas pinturas. Obrigada pela partilha, Tânia. Um bom dia para você, bom sábado, beijos ;)
Nâo é o estilo de arte que me agrada, mas são muito bonitas as pinturas.
Parabéns pelo blog.
Abraços do Amigo,
Postar um comentário