No trabalho da artista australiana, Patricia Piccinini (1965), seres híbridos em esculturas hiperrealistas questionam a vida como a conhecemos e as manipulações da engenharia genética.
Biografia
por Drome (2002)
b. 1965, Freetown, Serra Leoa
vidas Melbourne, Austrália
Patricia Piccinini chegou à Austrália em 1972 com sua família. Ela estudou inicialmente a história econômica antes de se matricular na escola de arte em Melbourne. Desde 1991, seu trabalho tem sido exibido em todo o mundo, incluindo a Bienal de Berlim em 2001 e Songs of the Earth, em Kassell, em 2000.
Piccinini trabalha com uma variedade de meios, incluindo pintura, escultura, vídeo, som, instalação e impressões digitais. Ela gosta de explorar o que chama de "As distinções muitas vezes ilusórias entre o artificial e o natural". Os conceitos que sustentam a ciência moderna, como a engenharia genética e outras formas de biotecnologia, parecem fasciná-la.
O Projeto Genoma Mutant (TMGP) (1994), software de computador usado para desenvolver FIXO (não evoluídos Lifeform com Propriedades Mutantes), "criatura" um híbrido virtual. A artista disse que "LUMP é carne, parte humana, biotecnologia, cultura popular e marketing; unlovable para alguns, mas a 'menina dos olhos de sua mãe'. Nódulo é um "bebê" nasceu de um acoplamento perverso da publicidade televisiva e princípios básicos de engenharia. Esta criança, brilhante plástico, é gerada por computador, por meio de trabalho fotográfico, Psychotourism (1996), no qual é protegido e protegida pelo seu humano, embora digital aumentada, sua 'mãe'. Outras criaturas virtuais aparecem em Estudos Sociais (2000) e Plasticology, a instalação multi-tela apresentada em 1999 Melbourne International Biennial (1999) e 1997 Sydney Perspecta. Vagamente embrionárias, Piccinini, artista de formas inventada, apresenta criaturas simultaneamente atrativas e repulsivas.
Um acoplamento ambivalente e, talvez, estranho pode ser visto de novo no carro Nuggets: Eles são bons para você (1998) e Babies Truck (1999). Estes últimos são bonitos, comprimido e máquinas rodoviárias simplificados em brilhante rosa pastel e fibra de vidro azul bebê. A partir de uma desova semelhante, vem de carro Nuggets. Para Piccinini essas formas são algo de um retorno nostálgico. Eles não se referem apenas aos caprichos de processos de produção industrial em massa, mas também para os áureos tempos da adolescência, onde o carro e as peças do carro simbolizaram um léxico potente dos desejos. Nas versões GL 2001, ela decorou esses fragmentos estranhos com uma chama e detalhes do crânio.
Piccinini goza das ficções e mutabilidade das idéias de perfeição. Os contrastes e as relações que existem entre os mundos naturais, orgânicos e construído, sugerindo-lhe o potencial do casamento de fisiologia humana e do desenvolvimento tecnológico.
Biography
Heterosis Catalogue
by Drome (2002)
by Drome (2002)
b. 1965, Freetown, Sierra Leone
lives Melbourne, Australia
Patricia Piccinini arrived in Australia in 1972 with her family. She initially studied economic history before enrolling at art school in Melbourne. Since 1991 her work has been exhibited around the world, including the Berlin Biennale 2001 and in Songs of the Earth in Kassell, in 2000.
Piccinini works in a variety of media, including painting, sculpture, video, sound, installation and digital prints. She enjoys exploring what she calls ‘the often specious distinctions between the artificial and the natural’. The concepts that underpin modern science, such as genetic engineering and other forms of biotechnology, appear to fascinate her.
The Mutant Genome Project (TMGP) (1994), used computer software to develop LUMP (Lifeform with Unevolved Mutant Properties), a virtual hybrid ‘creature’. The artist has said that ‘LUMP is part human flesh, biotechnology, popular culture and marketing; unlovable to some, but the apple of its mother’s eye’. LUMP is a ‘baby’ born from a perverse coupling of television advertising and basic engineering principles. This shiny, plastic infant again features in the computer generated photographic work, Psychotourism (1996), in which it is sheltered and protected by its human, although digitally enhanced, ‘mother’. Other virtual creatures appear in Social Studies (2000) and Plasticology, the multi-screen installation featured in the 1999 Melbourne International Biennial (1999) and Sydney’s 1997 Perspecta. Piccinini’s vaguely embryonic invented forms are simultaneously attractive and repellent.
An ambivalent and perhaps weird coupling can be seen again in Car Nuggets: They’re good for you (1998) and Truck Babies (1999). The latter are cute, compressed and streamlined road machines in shiny pastel pink and baby blue fibreglass. From a similar spawning comes Car Nuggets. For Piccinini these forms are something of a nostalgic return. They refer not only to the vagaries of industrial mass production processes but also to the heady days of adolescence where the car and car parts symbolised a potent lexicon of desires. In the 2001 GL versions she has decorated these strange fragments with flame and skull details.
Piccinini enjoys the fictions and mutability of the ideas of perfection. The contrasts and relationships that exist between the natural, organic and constructed worlds suggest to her the potential of the marriage of human physiology and technological development.
Fonte da primeira imagem e do texto: http://www.patriciapiccinini.net/
Fonte da segunda imagem:http://veronicafukuda.blogspot.com/2011/06/patricia-piccinini.htmlVejam, no link abaixo, fotos de suas esculturas, no mínimo, desconsertantes!!!
1 comentários:
Tania que bella esta entrada es un artista nunca visto pasare por el enlace feliz fin de semana
Un cordial saludo desde…
Abstracción textos y Reflexión.
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