segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sérgio Coirolo: múltipla expressão do belo

Indiscutivelmente ele figura entre os grandes nomes da arte contemporânea, trata-se do arquiteto e virtuoso artista plástico Sérgio Coirolo. As obras do artista estão espalhadas pelo Brasil e mundo afora, em galerias, coleções particulares e, as que podemos considerar colossais, ao ar livre. Cidades como Florianópolis, Bagé, Dom Pedrito, Cruz Alta, Mostardas, Melo (Uruguai), Palmeira das Missões, Aceguá e Trás-os-Montes, em Portugal, tem a honra de possuir trabalhos do magnífico artista gaúcho.
Para se ter uma idéia da abrangência artística de Coirolo, ele foi convidado a expor em Florença, Itália, berço do Renascimento Artístico e a "Meca" da arte escultural. Entre as fantásticas obras do artista (ele já criou mais de cinquenta bustos) destaque para o "Monumento a José Carlos Duax", em Canasvieiras, "A Namorada" localizada em frente ao Resort II Campanário, "O Bandeneon" e "Vila d'ouro" em Jurerê Internacional... E o que dizer do "Monumento à Paz Farroupilha" situado na entrada de Dom Pedrito? Os dois cavalos montados por um republicano e um soldado imperial são de concreto e pesam mais de 2,4 mil quilos! A extraordinária criação representa a paz, já que foi Dom Pedrito o cenário para a assinatura do Tratado de Ponche Verde, que pôs fim à Revolução Farroupilha. Sérgio Coirolo é isso, a personificação do talento artístico em sua mais elevada acepção. O Rio Grande do Sul deve se orgulhar de ter entre seus filhos este gigante das artes plásticas.

Observação: Todas as imagens aqui registradas foram gentilmente cedidas a mim, por e-mail, expressando o desejo dessa publicação pelo seu autor.

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pages

 
↑Top