sábado, 18 de setembro de 2010

George Seurat

George-Pierre Seurat (Paris, 2 de dezembro de 1859 - Gravelines, 29 de março de 1891) foi um pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo.

Nascido em um meio burguês. Seu pai, um funcionário público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre, seria aluno de um discípulo de Jean-Auguste-Dominique Ingres e sofreria fortes influências de Rembrandt e de Francisco Goya, e de Puvis de Chavannes. Seus estudos seriam interrompidos por um ano por motivo de serviço militar na base de Brest - uma cidade do oeste francês - onde fez numerosos esboços de barcos, de praias e do mar.

De volta a Paris, em 1880, Seurat se torna Mestre, inspirado pela obra de Michel Eugène Chevreul: A lei do contraste simultâneo das cores(1839).

A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital.

Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando retângulos de ouro nas suas pinturas.

Fonte do texto e da primeira imagem: Wikipédia
Fonte das outras imagens:

2 comentários:

Suziley disse...

Belas pinturas. Obrigada pela partilha, Tânia. Um bom dia para você, bom sábado, beijos ;)

Richard Mathenhauer disse...

Nâo é o estilo de arte que me agrada, mas são muito bonitas as pinturas.

Parabéns pelo blog.
Abraços do Amigo,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pages

Protected by Copyscape Online Plagiarism Detection
 
↑Top