quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mark Rothko

Mark Rothko, nascido Markus Rotkovičs - Rothkowitz, (Daugavpils, 25 de setembro de 1903 — 25 de fevereiro de 1970) foi um pintor expressionista abstrato (embora ele rejeitasse tal classificação), nascido na Rússia(Letónia) e naturalizado estadunidense, Rothko era um intelectual, um homem extremamente culto que amava a música e a literatura e era muito interessado pela filosofia, em particular pelos escritos de Nietzsche e pela mitologia grega. Influenciado pela obra de Henri Matisse – a quem ele homenageou em uma de suas telas – Rothko ocupou um lugar singular na Escola de Nova York.

Após ter experimentado o expressionismo abstrato e o surrealismo, ele desenvolveu, no final dos anos 1940, uma nova forma de pintar. Hostil ao expressionismo da Action Painting, Mark Rothko (assim como Barnett Newman e Clyfford Still) inventou uma forma meditativa de pintar, que o crítico Clement Greenberg definiu como Colorfield Painting ("pintura do campo de cor").
Fonte: Wikipédia
Fonte das imagens:

3 comentários:

SexyMachine disse...

Minha mãe pintava quadros... Hoje em dia ta meio devagar...

Bjuxxx linda... Bom ter ver de novo...

Anônimo disse...

Querida Amiga :)
E muito interessante a vida,o percurso e a Evolução de um artista.
No percurso é preciso muito garra,O artista é sensível e a vida pode afectar ou transformar o estilo.
O modo de expressão não interesse ou mais importante é talvez deixar a mensagem,a visão ou simplesmente um momento das mais profundo Alma :)
As obras ficam!

Beijos grandes!

Wanderley Elian Lima disse...

Muito boa sua obra. Não conhecia.
Bjux

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pages

Protected by Copyscape Online Plagiarism Detection
 
↑Top