terça-feira, 13 de abril de 2010

Mário Quintana: doce sensibilidade


Os poemas

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mário Quintana - Esconderijos do Tempo


O amor

O amor é quando a gente mora um no outro.

Mário Quintana 


Simultaneidade

- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.

Mário Quintana - A vaca e o hipogrifo (Poesia Completa, p. 535)


Pequeno esclarecimento

Os poetas não são azuis nem nada, como pensam alguns supersticiosos, nem sujeitos a ataques súbitos de levitação. O de que eles mais gostam é estar em silêncio - um silêncio que subjaz a quaisquer escapes motorísticos e declamatórios. Um silêncio... Este impoluível silêncio em que escrevo e em que tu me lês.

Mário Quintana - A vaca e o hipogrifo


O morto

Eu estava dormindo e me acordaram
E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco...
E quando eu começava a compreendê-lo
Um pouco,
Já eram horas de dormir de novo!

Mário Quintana (Apontamentos de História Sobrenatural)

A coisa

A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.

Mário Quintana (Caderno H)

Fonte de pesquisa:  
Fábio Rocha - A Magia da Poesia
Fonte da imagem:

3 comentários:

Primeira Pessoa disse...

ah, esse mario quintana é como chocolate...
é impossivel devorar um (poema) só!

bela escolha, tania...
bela escolha...

Fabio Rocha disse...

Viva Quintana!

Alan Tykhé disse...

Seria o Quintana o maior poeta do Brasil?

São muito bons os seus poemas, profundos e penetrantes nos reconditos mais inacessíveis de todos nós...

Muito bom os seus blogs, gostei de todos.
Um super abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pages

Protected by Copyscape Online Plagiarism Detection
 
↑Top