domingo, 6 de março de 2011

A importância de reciclar o óleo de cozinha

É de extrema importância reciclar o óleo de cozinha, pois a capacidade poluente da substância é muito alta: apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente a quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos.

A poluição causada óleo na água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes na região ou deixando-os doentes.

Se o óleo for despejado diretamente no esgoto, ele encarece o tratamento deste em cerca de 45%. Além de todos esses problemas, ele ainda causa mau cheiro e pode provocar entupimento, ajudando a causar refluxos e alagamentos.

Para evitar todos esses problemas é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem. O ideal é colocá-lo em uma garrafa de plástico transparente, e entregar em algum posto de coleta na cidade.




Fonte de todo o conteúdo acima:
Postado em novembro 29, 2010 por Flávio Coutinho no blog 
Nós sabemos o quanto isso e todas as outras maneiras de reciclar o desperdício gerado pelo sistema capitalista são importantes, o quanto a ecologia agradece, mas, por favor, me digam onde estão os postos de coleta de óleo de cozinha, onde estão as lixeiras específicas para cada tipo de lixo, quem recebe as pilhas, quem é receptor do lixo tecnológico em  cada cidade? Aqui, em Porto Alegre, exatamente no meu edifício, há no mural um cartaz com as datas e os horários para o recolhimento do lixo inorgânico , porém não há nenhuma outra lixeira a não ser a do orgânico para receber o lixo seco. Para reciclar materiais, temos de preservá-los também, temos de ter todas as condições necessárias para o seu armazenamento.

Tânia Marques
06 de março de 2011

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pages

Protected by Copyscape Online Plagiarism Detection
 
↑Top